sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Semana da Pátria (maternal 1)

Mais um projeto.
Espero que ajude!!!
Beijinhos!
Deus abençoe!

C.E.I. J. M.
Professoras: Jaqueline e Aline
Turma: Maternal I



Planejamento: 29/08 – 09/09
Projeto: Pátria

Introdução e Justificativa:
            A comemoração da independência do Brazil é um marco muito importante para a história de nosso país, assim sendo vemos a necessidade de trabalhar o tema com os pequenos.
            A data 7 de setembro, marca o dia da independência, quando Dom Pedro I, proclamou a Independência do Brazil às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo no ano de 1922
Objetivo Geral:
            Esse projeto tem por finalidade comemorar as datas cívicas deste pais e introduzir o sentimento de patriotismo bem como o reconhecimento dos símbolos nacionais.
Objetivos Específicos:
- Valorizar a Pátria
- Reconhecer a bandeira como símbolo da Pátria
- Proporcionar situações de brincadeiras diversas.
- Incentivar o amor á Patria.
- Estabelecer comunicação através da imagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou com outras crianças;
- Oportunizar a participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, pinturas e canções que se relacionam com o tema proposto;
- Desenvolver a expressão oral e corporal, coordenação motora, percepção auditiva e visual;
- Manipular diferentes objetos e materiais explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
- Explorar diferentes gêneros e ritmos musicais para desenvolver movimentos de ritmos na dança;
- Explorar as diversidades sonoras
- Escolher livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas;
- Identificar diferentes texturas;
- Movimentar-se de forma variada: andando, rastejando, correndo, pulando, etc.

CONTEÚDOS:
-Iniciativa para fazer escolhas; (IDENTIDADE E AUTONOMIA).
-Exploração de diferentes materiais; (ARTES VISUAIS).
-Expressão oral e corporal; (MÚSICA).
-Comunicação; (LINGUAGEM).
-Seres vivos; (NATUREZA E SOCIEDADE).
-Sensações; (MOVIMENTO).

ROTINA:
Durante a rotina serão continuadas: “chamadinha”, os comprimentos, “Bom dia!”, “Boa tarde”, dias da semana, tempo (dia de chuva, nublado, dia de sol) e combinados da sala.
Cantaremos diariamente o hino nacional brasileiro.
Além da introdução de jogos com o intuito de trabalhar a coordenação motora.
METODOLOGIA:

1º momento:
Em uma roda de conversa contaremos a história da independência do Brasil, utilizando-se de palitoches e objetos.
Em seguida cantaremos a música “marcha soldado” e iremos colorir o Dom Pedro 1
2º momento:
Roda de conversa
Contação da história da independência do Brasil
Falaremos da bandeira do Brasil e de suas cores, do quanto ela é importante, em seguida selecionaremos em caixas as cores da bandeira, separaremos as peças de lego por cores.
Após a seleção iremos colorir o verde da bandeira com tinta guache.
3º momento:
Contação da história da independência do Brasil
Daremos ênfase ao cavalo branco que Dom Pedro usou para dar o grito da independência.
Pintaremos cavalos que resultarão em cavalinhos de pau para as crianças brincarem.
4º momento:
Contação da história da independência do Brasil
Montaremos a viseira que será usada para marchar com as crianças
5º momento:
Exploraremos a história “O chapéu de papel”
Confeccionaremos chapéus de papel, as crianças irão colorir seus chapéus com giz de cera e em seguida brincaremos cantando e marchando pela sala. (Música “Marcha soldado”)

6º momento:
Contação da história da independência do Brasil
Montaremos um mural sobre a pátria, faremos a bandeira do Brasil carimbando a mãozinha dos pequenos.
7º momento:
Faremos a marcha com as crianças utilizando cavalinhos de pau e roupinhas verdes.



AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem. O instrumento de avaliação será uma ficha de registro com o desempenho das crianças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário