Mais um projeto.
Espero que ajude!!!
Beijinhos!
Deus abençoe!
C.E.I.
J. M.
Professoras:
Jaqueline e Aline
Turma:
Maternal I
Planejamento:
29/08 – 09/09
Projeto:
Pátria
Introdução e Justificativa:
A
comemoração da independência do Brazil é um marco muito importante para a
história de nosso país, assim sendo vemos a necessidade de trabalhar o tema com
os pequenos.
A data 7
de setembro, marca o dia da independência, quando Dom Pedro I, proclamou a
Independência do Brazil às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo no ano de 1922
Objetivo
Geral:
Esse
projeto tem por finalidade comemorar as datas cívicas deste pais e introduzir o
sentimento de patriotismo bem como o reconhecimento dos símbolos nacionais.
Objetivos
Específicos:
- Valorizar a Pátria
- Reconhecer a bandeira como símbolo da Pátria
- Proporcionar situações de brincadeiras diversas.
- Incentivar o amor á Patria.
- Estabelecer comunicação através da imagem oral e
corporal a fim de interagir com o adulto ou com outras crianças;
- Oportunizar a participação em atividades que envolvam
histórias, brincadeiras, pinturas e canções que se relacionam com o tema
proposto;
- Desenvolver a expressão oral e corporal, coordenação
motora, percepção auditiva e visual;
- Manipular diferentes objetos e materiais explorando
características, propriedades e possibilidades de manuseio;
- Explorar diferentes gêneros e ritmos musicais para
desenvolver movimentos de ritmos na dança;
- Explorar as diversidades sonoras
- Escolher livros para leitura e apreciação de imagens,
sons, texturas;
- Identificar diferentes texturas;
- Movimentar-se de forma variada: andando, rastejando,
correndo, pulando, etc.
CONTEÚDOS:
-Iniciativa para fazer escolhas; (IDENTIDADE E
AUTONOMIA).
-Exploração de diferentes materiais; (ARTES VISUAIS).
-Expressão oral e corporal; (MÚSICA).
-Comunicação; (LINGUAGEM).
-Seres vivos; (NATUREZA E SOCIEDADE).
-Sensações; (MOVIMENTO).
ROTINA:
Durante a rotina serão continuadas: “chamadinha”, os
comprimentos, “Bom dia!”, “Boa tarde”, dias da semana, tempo (dia de chuva,
nublado, dia de sol) e combinados da sala.
Cantaremos diariamente o hino nacional brasileiro.
Além da introdução de jogos com o intuito de trabalhar a coordenação
motora.
METODOLOGIA:
1º momento:
Em uma roda de conversa
contaremos a história da independência do Brasil, utilizando-se de palitoches e
objetos.
Em seguida cantaremos a
música “marcha soldado” e iremos colorir o Dom Pedro 1
2º momento:
Roda de conversa
Contação da história da
independência do Brasil
Falaremos da bandeira do Brasil
e de suas cores, do quanto ela é importante, em seguida selecionaremos em
caixas as cores da bandeira, separaremos as peças de lego por cores.
Após a seleção iremos
colorir o verde da bandeira com tinta guache.
3º momento:
Contação da história da
independência do Brasil
Daremos ênfase ao cavalo
branco que Dom Pedro usou para dar o grito da independência.
Pintaremos cavalos que
resultarão em cavalinhos de pau para as crianças brincarem.
4º momento:
Contação da história da
independência do Brasil
Montaremos a viseira que
será usada para marchar com as crianças
5º momento:
Exploraremos a história “O
chapéu de papel”
Confeccionaremos chapéus de
papel, as crianças irão colorir seus chapéus com giz de cera e em seguida
brincaremos cantando e marchando pela sala. (Música “Marcha soldado”)
6º momento:
Contação da história da
independência do Brasil
Montaremos um mural sobre a
pátria, faremos a bandeira do Brasil carimbando a mãozinha dos pequenos.
7º momento:
Faremos a marcha com as
crianças utilizando cavalinhos de pau e roupinhas verdes.
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua,
através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no
desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem. O instrumento
de avaliação será uma ficha de registro com o desempenho das crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário