Meu primeiro Projeto no blog:
Deu um pouco de trabalho para criar, mas valeu à pena. Espero que ajude.
C.E.I.
J.M.
Professora:
Jaqueline Jacobi
Turma:
Berçário II
Planejamento
mensal: Maio
Projeto:
Arca de Noé
Introdução e Justificativa:
Observando
as crianças vemos a imensa curiosidade e fascinação que elas tem pelos animais,
quando cantamos uma música ou contamos uma história o interesse e a alegria são
contagiantes. Com isso percebemos a oportunidade de introduzir questionamentos
que responderão á muitas das dúvidas dos pequenos. “Será que todos o animais
são iguais?”, “Quais as diferenças entre eles?”, “Quais as características de
cada animal?” e “Como cada animal anda?”.
Diante
disso pensamos em um projeto que pudesse responder a todos estes
questionamentos e que durante sua realização pudesse instigar outras
curiosidades. Pensamos em um projeto que tivesse um fio condutor e
principalmente atendesse à expectativa das crianças.
Com isso, tendo a história A
Arca de Noé, de Ruth Rocha, como condutor de todo o projeto, e dando a ele o
mesmo nome do livro. Daremos início ao trabalho contando a cada dia um
pouquinho mais dessa história.
Objetivo
Geral:
Esse
projeto tem por finalidade ampliar o repertório de imagens e sons dos animais e
compreender as semelhanças e diferenças entre os animais enfatizando o respeito
e o cuidado com os mesmos.
Objetivo
Específico:
- Reconhecer a si mesmo e os demais, nomes e aparência,
corpo e suas partes, etc.
- Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato
com seres vivos a fim de conhecer suas características, cuidados básicos e
valorização da vida;
- Oportunizar o estabelecimento de algumas diferenças e
semelhanças entre os animais;
- Estabelecer comunicação através da imagem oral e
corporal a fim de interagir com o adulto ou com outras crianças;
- Oportunizar a participação em atividades que envolvam
histórias, brincadeiras, pinturas e canções que se relacionam com o tema
proposto;
-Desenvolver a expressão oral e corporal, coordenação
motora, percepção auditiva e visual;
-Manipular diferentes objetos e materiais explorando
características, propriedades e possibilidades de manuseio;
-Explorar diferentes gêneros e ritmos musicais para
desenvolver movimentos de ritmos na dança;
-Explorar as diversidades sonoras (sons de animais);
-Escolher livros para leitura e apreciação de imagens,
sons, texturas;
-Identificar diferentes texturas;
-Movimentar-se de forma variada: andando, rastejando,
correndo, pulando, etc.
CONTEÚDOS:
-Iniciativa para fazer escolhas; (IDENTIDADE E
AUTONOMIA).
-Exploração de diferentes materiais; (ARTES VISUAIS).
-Expressão oral e corporal; (MÚSICA).
-Comunicação; (LINGUAGEM).
-Seres vivos; (NATUREZA E SOCIEDADE).
-Sensações; (MOVIMENTO).
ROTINA:
Durante a
rotina serão introduzidas neste mês “chamadinha”, os comprimentos, “Bom dia!”,
“Boa tarde”, dias da semana, tempo (dia de chuva, nublado, dia de sol) e
combinados da sala. Além de jogos como “Formas Geométricas”, Quebra cabeça de
animais e jogo do dado (imitando os animais)
METODOLOGIA:
Segunda-feira - 09/05
Conheceremos um homem
chamado Noé, veremos que ele era uma pessoa igual a cada um de nós. Ele também
tinha cabeça, olhos, ombro, braços, pernas, pés iguais aos nossos.
Veremos também que esse
homem tem um nome. Ele se chama Noé. Então, perceberemos que cada pessoa possui
um nome. Com isso, para as crianças conhecerem e visualizarem o nome dos amigos
e os seus próprios nomes apresentaremos os Cartões da Chamada. Nestes
estão escritos os nomes de cada uma das crianças com suas respectivas fotos. A
cada dia faremos diferentes brincadeiras com estes cartões para saber se alguém
faltou a aula. Assim, se alguém tiver faltado, fica fácil saber quem foi.
Em seguida as crianças se
olharão no espelho, brincarão de fazer caretas e veremos as partes de nosso
corpo.
Para fixar a atividade cada
criança irá se desenhar em uma folha de papel.
Terça-feira – 10/05
Com o
passar da história veremos que Deus pediu para Noé construir um barco bem
grande que passou a se chamar Arca de Noé.
Contaremos a história da
folha de papel que queria ser um barquinho.
Após a história as crianças
perceberão que o barquinho navega na água, então, faremos barquinhos de papel,
e cada criança pegará o seu barquinho e o colocará para navegar na água.
Em seguida faremos a nossa
própria arca, cada criança pintará um pouquinho. (As crianças trarão animais de
pelúcia para colocar dentro quando a arca estiver seca e montada)
Quarta-feira – 11/05
Continuaremos
a história de Ruth Rocha, veremos que Deus pediu para Noé construir a Arca para
colocar dentro dela os animais. Na realidade, um par de cada espécie de animal.
O primeiro animal que
trabalharemos será o leão. Contaremos a história do leão seguindo a música “Rei
da floresta” da turminha paraíso, observaremos as características principais do
leão: seu rugido, sua juba e sua força.
Em seguida montaremos uma
fortaleza de leões.
Quinta-feira – 12/05
Continuando
a história veremos que o macaquinho também entrou na arca, contaremos a
história do macaquinho, acompanhada de musiquinhas. Falaremos sobre o macaquinho
e seu corpinho, veremos que ele tem um jeito peculiar de andar e iremos
imitá-lo.
Cantaremos a musiquinha “5
macaquinhos” e cada criança montará o seu macaquinho primeiro pintando na folha
e depois ajudaremos colando no rolinho de papelão.
Sexta-feira – 13/05
A girafa
também entrou na arca... contaremos a história
“Girafinha Flor faz uma descoberta”, falaremos do tamanho do pescoço e
das pernas da girafa, ela tem um monte
de pintinhas e lindos e pequenos chifres.
Cantaremos
a música “O pescoço da girafa” da galinha pintadinha. Montaremos uma girafa com
materiais recicláveis com as crianças e cada uma ajudará com um pouquinho
Segunda-feira 16/05
O tigre
entrou na arca. Contarei para as crianças a história “O tigre feliz”.
Conversaremos sobre as características do tigre, os barulhos que ele faz, suas
cores e ensinaremos a música “O tigre boo”.
Pintaremos
o tigre em um pratinho de papel, cada criança pintará o seu tigre com tinta
guache laranja e preta, depois de seco colaremos os olhos e nariz e
desenharemos as boquinhas dos tigres.
Terça-feira 17/05
Contarei
para as crianças a história “A zebra que perdeu o pijama”, conversarei com as
crianças sobre as características da zebra, ela tem listras, quantidade de
patas, etc.
Mostrarei
um vídeo engraçado da zebra que misturava suas listras.
“Cadê as listras da zebra?!” As crianças colocarão as
listras na zebra sem listras usando giz de cera preto.
Quarta-feira 18/05
As
crianças verão fotos de pavão, conversaremos sobre a ave, que é muito bonita,
registrarei a opinião das crianças a respeito da ave. Conversaremos sobre as
diferentes aves que existem e aves que as crianças lembram. Falaremos a
respeito do corpo das aves, veremos que algumas podem voar enquanto outras
podem nadar, etc.
Montaremos
um pavão com mãozinhas (carimbando com tinta guache).
Sexta-feira 19/05
Conversarei
com as crianças sobre a cobra, a cobra não tem pé ou mão, ela se rasteja. Irei
sugerir ás crianças para imitarem a cobra, se rastejando pelo chão e quando as
crianças perderem o interesse pela brincadeira cantaremos a música “A cobra não
tem pé” e montaremos uma cobra de material reciclável com as crianças.
Segunda-feira 22/05
O jacaré
também entrou na arca, contarei a história “E o dente ainda doía”, falaremos
sobre o jacaré e suas características, falaremos a respeito dos dentes, que
devemos escovar os dentes direitinho todos os dias e cantaremos as músicas
“Jacaré mora na lagoa” e “escova os dentinhos”.
Em
seguida montaremos um jacaré com papel crepom e caixa de ovos.
Terça-feira 23/05
Contaremos
a história “O gatinho Roni”, conversaremos sobre as características do animal,
veremos quem tem gatinho em casa e cantaremos as músicas “Não atire o pau no
gato” e “Os três gatinhos”.
Faremos
a dobradura do gatinho e cada criança pintará o seu gatinho.
Quarta-feira 24/05
Contaremos
a história “A patinha esmeralda”, falaremos a respeito do animal, os sons que o
pato faz, como é seu corpo, quantidade de patas, onde vive, etc. Cantaremos a
música “5 patinhos fazem qua-qua” e “5 patinhos foram passear”.
Para
fixar a atividade montaremos um pequeno livro em cima da música “5 patinhos”
(Xuxa). (usaremos penugem para colar nos patinhos)
Quinta-feira 25/05
Contaremos
a história “A ovelhinha Isolda”, conversaremos sobre a ovelhinha, ela tem lã,
contaremos os números das patas, veremos como é seu corpinho, o som que ela
faz, onde vive e o que come. Cantaremos a música “A belinha”.
Cada
criança fará a sua ovelhinha colando algodão nas ovelhinhas.
Sexta-feira 26/05
Até os
insetos entraram na arca, contaremos a história “Confusão no Jardim” Ferruccio
Verdolin. Conversaremos sobre os insetos do livro como eles são, que barulhos
fazem, número de patas, etc. Cantaremos a música “A barata” e “A dona aranha” e
dançaremos a música da formiguinha.
Montaremos
duas aranhas de papelão e vamos pintar de giz de cera.
Segunda-feira 29/05
A família de Noé entra na arca, falaremos
sobre as famílias, o papai, a mamãe, os irmãos e irmãs. Apresentaremos imagens
de famílias e conversaremos com as crianças sobre como são suas famílias.
Quantas pessoas moram na casa. Usando as imagens veremos como são as famílias,
faremos perguntas como, “quem é este menino?”, “cadê a mamãe”, “e o papai?”, “
e a irmã?”. Cantaremos a música “A família dos dedos”.
As
crianças irão desenhar suas famílias em uma folha sulfite.
Terça-feira 30/05
Quando
todos entraram na Arca, começou uma grande chuva, o dilúvio! Para vivenciarmos
a chuva, as crianças picarão jornal e colocarão em uma caixa. Interpretaremos a
história sendo cada uma um animal, começará a chover...
Quando acabou de chover, Noé, sua família e os animais
esperaram um pouco até as águas baixarem totalmente. Passados alguns dias, todo
mundo pôde sair. Todos ficaram muito felizes, se abraçaram e cantaram. Então,
Deus colocou um lindo arco-íris no céu. Esse arco-íris queria dizer que Deus
era amigo dos homens e que nunca mais iria chover assim na terra.
As
crianças farão um lindo arco-íris usando tinta guache.
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua,
através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no
desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem. O instrumento
de avaliação será uma ficha de registro com o desempenho das crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário